terça-feira, novembro 14, 2006

Os 10 maiores "fatos" sobre exercícios que na realidade são falsos

Meu amigo Diueine me mandou o link de uma matéria bem interessante. Resolvi traduzir e colocar aqui. Se quiser ler o original em inglês clique aqui para ler no site EDiets.


1. Levantar pesos mais leves fazem os músculos ficarem mais definidos e tonificados – FALSO!
Músculos respondem a sobrecarga. Se você levantar mais peso com intensidade suficiente, você irá criar mais lesões microscópicas em seus músculos. Quando o músculo se recuperar ele estará mais firme e forte.
Entretanto, sua alimentação tem que dar apoio ao seus exercícios. Menos gordura corporal cria o “visual sarado” (barriga tanquinho, etc), não muitas repetições (15 ou mais). Uma taxa de gordura baixa é resultado de um treino com pesos eficiente, boa quantidade de exercício cardiovascular e alimentação que tenha um deficit de calorias (consumir menos calorias do que se gasta). É assim que se consegue um corpo definido.

2. Muito exercício cardiovascular é a maneira mais eficiente de se eliminar gordura – FALSO!
Excessiva quantidade de exercício cardio elimina musculos e gordura corporal. Esta com certeza não é a melhor maneira de eliminar gordura corporal. Quando você começa a eliminar massa muscular, seu corpo se torna menos eficiente em eliminar gordura. Os musculos são metabolicamente ativos, isto é, estimulam o metabolismo.

Para cada quilo de massa muscular que você ganhe vai queimar 100 calorias a mais por dia. Se você perde massa muscular tudo que você consegue é sabotar seus esforços para eliminar de maneira eficiente a gordura corporal. A quantidade CORRETA de exercícios para chegar ao seu objetivo é o que é necessário.

3. Uma mulher consegue ganhar a mesma massa muscular que um homem se ela levantar mais peso - FALSO!
Este mito nunca morre. Uma mulher tem aproximadamente um terço da testosterona de um homem. A não ser que use anabolizantes, hormonio de crescimento ou outras drogas, uma mulher nunca alçancara a quantidade de músculos que um homem consegue. Entretanto, ela conseguira chegar em um nível muscular que a deixe magra e firme.

4. Calorias é a única coisa que importa quando se tenta eliminar gordura ou ganhar massa magra – FALSO!
Porções de proteina, carboidratos e gordura são importantes tambem. A chave para eliminar gordura e ficar magro é o nível de insulina. Simplificando, quando se consome uma quantidade excessiva de calorias ou grande quantidade de carboidratos com alto indice glicemico em uma mesma refeição, o açucar no sangue sobe. Quando isso acontece o pancreas secreta a insulina para diminuir o açucar no sangue.
Um dos vários problemas se isso acontecer muito é, alem de aumentar seu risco de diabetes, o corpo armazena este açucar como gordura! Um bom equilibrio entre proteina, carboidrato e gordura é mais eficiente em eliminar gordura e ganhar massa magra.

5 – Musculo pesa mais que gordura – FALSO!
Se você colocar 400 gramas de músculo em uma balança e 400 gramas de gordura em uma balança ambos terão 400 gramas. A diferença é o volume e não o peso! 400 gramas de músculo tem o tamanho de uma bola de baseball. 400 gramas de gordura tem o triplo do tamanho e a aparência de uma bacia de gelatina.

6 – Existe uma sequência de exercícios perfeita – FALSO!
Não existe “uma única e perfeita” maneira de fazer exercícios. Recebo várias perguntas sobre qual a melhor máquina para exercícios cardio, o melhor video de exercícios, a melhor sequência e tudo o mais. Na verdade, tudo é bom desde que funcione para você, mas você não quer ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. O corpo se adapta a qualquer rotina de exercícios entre 4 a 6 semanas e a mente demostra tédio se você fizer sempre a mesma coisa. Varie o volume das séries, tempo entre elas, número de repetições, exercícios, cardio, videos, etc. Mude sua rotina a cada 3 semnas e veja MUDANÇAS como a chave constante do seu sucesso.

7- A melhor maneira para eliminar gordura e consumir poucas calorias – FALSO!
Sempre pense no seu corpo de dentro para fora. O maior objetivo do seu corpo é sobreviver. Ele não se importa se você quer eliminar gordura. Na verdade, seu corpo quer guardar gordura para emergências. Internamente seu corpo não sabe em que ano estamos. Ele não quer saber; Sobrevivencia é o objetivo principal.
Se você come muito pouco (menos de 1200 calorias), o corpo interpreta isto como uma emergência e vai tentar conservar sua gordura armazena. E ele esta certo, porque não sabe quando receberá alimentos novamente.

8- A melhor maneira de reduzir o culote, gluteos e barriga é fazer exercícios localizados nestas áreas – FALSO!
É fisicamente impossível reduzir um ponto. Não dá para eliminar gordura em uma área só porque a gordura vem do corpo todo. Normalmente, o primeiro ponto que você engorda é o último que você elimina. A mãe natureza tem um ótimo senso de humor né? Novamente, o caminho para o sucesso para aquele culote que não some é exercícios de resistencia, cardio e alimentção adequada.

9- A melhor maneira de eliminar gordura é comer muitas calorias – FALSO!
Assim como você não quer comer poucas, você não quer comer muitas. Duhh! Eu sei que parece idiota, mas a mensagem sobre nutrição e treinamento pessoal hoje em dia é que a maioria das pessoas tem que comer mais para estimular o metabolismo. A verdade é que você precisa da QUANTIDADE CORRETA de calorias para eliminar gordura, não simplesmente mais comida.

10- A propaganda que tem aquele aparelho bonito e fácil de usar para abdominais me ajudaram a ter um tanquinho – FALSO!
Se você soubesse como estas propagandas me frustram! As propagandas mal falam sobre nutrição quando tentam vender o aparelho milagroso do mês. A nutrição é um fator muito importante para se conseguir um tanquinho! O fator chave para se conseguir uma barriga plana é a boa nutrição, exercícios de resistencia para aumentar a massa muscular e exercícios cardiovasculares para queimar calorias adicionais. Esta percebendo um padrâo? Tudo é baseado em balanceamento e consistencia.


Outra hora coloco meus comentários sobre este texto.

[]´s

Nenhum comentário: